Contato


70 comentários

  1. José Loureiro Filho  on May 24th, 2009

    Gostaria que vcs publicassem esta máteria abaixo do municipio vizinho de euclides da cunha:

    O acionante popular recorreu da sentença pedindo a responsabilição total do “grupo”. A estratégia deu certo. A Justiça Federal acolheu os embargos para julgar totalmente procedente o pedido.

    “Justiça Federal de Paulo Afonso encerra o caso CEB
    Condenados:
    1) Edvaldo Cardoso Calasans;
    2) Aurian Calasans de Matos;
    3) José Nilson da Gama Morais;
    4) Naidson Ferreira Santos;
    5) Paulo Miranda Fontes;
    6) Maria Eunice Oliveira;
    7) Fernando Roberto Amorim de Souza;
    8) G. Costa & Cia Ltda;
    9) Topenge Topografia e Engenharia Ltda; e,
    10) Raton Projetos e Construções Ltda.
    Entenda o caso
    A Justiça Federal de Paulo Afonso tinha condenado PARCIALMENTE o ex-prefeito de Ribeira do Pombal, Edvaldo Cardoso Calasans, por fraude à Lei de Licitações na contratação de serviços para reforma e construção do Colégio Evêncio Brito, em Ribeira do Pombal, com verbas do FUNDEF. A fraude ocorreu em 2002 e consistia em simular a ocorrência de licitação pública. As ilegalidades começavam com a escolha da modalidade licitatória, mediante editais sucessivos. Os editais visavam ao fracionamento do preço total do objeto licitado, por meio de valores que permitiam a seleção da empresa por convite. Também havia acerto prévio das propostas entre os envolvidos. O ex-prefeito e sua turma foram condenados pelo juiz federal da Subseção de Paulo Afonso, Fábio Moreira Ramiro, a indenizar a União nos preços pagos pelos objetos licitados, devidamente atualizados (em torno de R$ 300 mil). A condenação ocorreu na Ação Popular n. 2006.33.06.002625-4.”
    Porém, inconformado com a condenação parcial, o autor popular Nathan Passos Brito embargou a sentença pedindo que o juiz federal responsabilizasse integralmente o grupo chefiado por Dadá. A estratégia deu certo. A Justiça Federal acolheu os embargos para julgar totalmente procedente a ação. Eis a conclusão da sentença: “Ante o exposto, dou provimento aos embargos do autor, para, corrigindo a omissão e contradição apontadas, atribuir efeitos modificativos à sentença embargada, reconhecendo a procedência total do pedido autoral.” Para o autor, desta feita “a sentença foi boa toda!”

  2. Adriano dos Santos Coelho  on May 24th, 2009

    Condenação da Justiça Federal em obras no CEB
    Data da Postagem: 23/05/2009

    Quando do mandato do ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calasans (Dadá) 2002, foram realizadas obras de reforma no Colégio Evência Brito (CEB), obras essas que a Justiça Federal em Paulo Afonso já havia julgado irregulares por fraudes no processo licitatório condenando os envolvidos a devolver recursos devidamente atualizados em um montante aproximado de R$ 300 mil reais.

    As irregularidades que levaram a condenação foram editais sucessivos fracionando o valor total da obra permitindo a utilização da modalidade de carta convite existindo ainda o acerto prévio da empresa ganhadora entre as propostas envolvidas.

    Inconformado com a condenação que havia sido parcial, o autor do processo, Nathan Brito, entrou com um embargo, solicitando a condenação de todas as pessoas envolvidas e assim foi feito, a justiça Federal Julgou procedente o embargo e junto com o ex prefeito Dadá, foram condenados também: Aurian Calasans de Matos (Tesoureira), José Nilson da Gama Morais (Secretário de Adm e Finanças), Naidson Ferreira Santos (Equipe de Licitações), Paulo Miranda Fontes (Procurador do Município), Maria Eunice Oliveira, Fernando R. Amorin Souza (Secretário de Educação) e as empresas, G. Costa & Cia Ltda, Topenge Topografia e Engenharia Ltda e Raton Projetos e Construções Ltda.

    As informações dessa matéria são do Advogado Gilson Gomes e os cargos acima mencionados eram ocupados pelas referidas pessoas no ano em que ocorreram os fatos relatados.

  3. Adriano dos Santos Coelho  on May 24th, 2009

    Centro Acadêmico de Direito da UNIT
    Data da Postagem: 15/05/2009

    O pombalense Gustavo Costa, filho de Nilcea Costa, estudante de Direito da Universidade Tiradentes UNIT, no mês de abril foi eleito presidente do Centro Acadêmico de Direto da UNIT com 85% dos votos. No cargo o mesmo representa 4000 estudantes dentro da Universidade. No último dia 5 de maio foi realizada a posse na Câmara Municipal de Aracaju, (foto acima) contando com a participação de lideranças políticas e do ramo jurídico. É mais um pombalense que começa a se destacar em outros Estados do país.

    Por: Joilson Costa

  4. Hilton Canário Pereira  on June 5th, 2009

    Caro Ismael Abreu,
    sabemos que o site da FACE é mais um meio de comunicação que temos para se obter informações necessárias para o nosso dia a dia. Em se tratando de notícias local, para nós que moramos fora da querida Euclides da Cunha, é a maneira mais prática de nos atualizarmos.
    Minha preocupação no momento é com a saída da FERBASA, são menos 77 salários na praça, pois colhi estas informações de uma pequena e única nota da euclidesdacunha.com.
    Gostaria de ler um relato preciso (do jeito que você sabe fazer) sobre os descasos dos administradores da nossa Cidade, os quais fazem de conta que administram e promessas sem condições de cumpri-las só para serem beneficiados em causa própria.
    A nossa preocupação no momento é que essa cena já passou antes com a Cal Sublime, Caixa Econômica Federal, Coelba, Secretaria da Fazenda, Banco Mercantil etc., e quem paga a conta é a comunidade.
    Não vamos deixar que Euclides da Cunha vire a “Cidade do que já teve”.
    Conto com seu empenho, e a nossa Euclides da Cunha agradece.

  5. Edmar Santos  on July 18th, 2009

    Gostei muito da iniciativa desta instituição, na busca da transparência dos atos públicos que deveria no cumpriento da lei pelo principio da publicidade o gestor fazer. Colocar um site que ainda não está em funcionamento divulgado como se já estivesse que vergonha. …

  6. camila  on July 26th, 2009

    oi
    eu gostaria que Em 2010, quando o deputado apresentou o projeto de lei n°. 15.956/2007 ele, já se mostrava preocupado com os inúmeros problemas ambientais presentes no estado baiano, nesse sentido, Nunes acredita que o projeto de lei poderá conter a degradação ambiental, preservar os recursos naturais e a biodiversidade. À época, o deputado afirmou que, “a mesma é um estímulo, para que a sociedade como todo possa continuar contribuindo para uma crescente conscientização, de que, as intervenções ambientais devem estar voltadas à melhoria da qualidade de vida”.

  7. José Coelho  on July 29th, 2009

    Gostaria que vocês publicassem esta matéria:
    28/07/2009 12:22:55
    JOSÉ NUNES SERÁ FEDERAL?
    por: tucanoonline.zip.net

    l
    O Deputado José Nunes (DEM) tem visitado diversas cidades com intenção de firmar sua candidatura a Câmara Federal, segundo comentários surgidos essa semana nos corredores da Assembléia Legislativa da Bahia.

    O site tucanoonline.zip.net traz a seguinte postagem com o titulo: ” Deputado José Nunes pode sair candidato a deputado federal” e como subtitulo ” A decisão final estaria apenas dependendo do Deputado Gildásio Penedo”. Leia a matéria: ” O Deputado José Nunes (DEM) tem visitado diversas cidades com intenção de firmar sua candidatura a Câmara Federal, segundo comentários surgidos essa semana nos corredores da Assembléia Legislativa da Bahia. Dentre as cidades visitadas, Quinjingue e Tucano, base eleitoral do Deputado Gildásio Penedo, onde José Nunes pretende fazer um troca-troca, fortalecendo assim também a candidatura de Gildásio Penedo. Fazendo assim a dobradinha PENEDO/ZÉ NUNES, até então adversários nessas cidades. A decisão ainda depende de um OK do Dep. Penedo, que está encontrando certa resistência por parte de alguns vereadores, que ainda guardam certo ranço de eleições passadas, onde Zé Nunes tinha o apoio do ex-prefeito Arilton Dantas. Mas certamente o Prefeito Rubinho irá “convencê-los” … O Prefeito Rubinho não terá dificuldade alguma em apoiá-lo, o que não seria a primeira vez, visto que na eleição de 2002 Rubinho era aliado do ex-prefeito Arilton Dantas. É aguardar pra ver, são coisas da política…”. Na foto acima o Deputado José Nunes com sua esposa Fátima Nunes, prefeita de Euclides da Cunha.

  8. Auxiliadora Assunção  on August 9th, 2009

    Amigo João,não é bem um comentário o que desejo, mas um contato pessoal para mostrar para a FACE uma proposta de parceria com o III Congresso Regional de Educação de Euclides da Cunha,realizado pelo Farol do Conhecimento.O telefone para contato é 3271-3453, pode falar com Rosimere ou responder para meu e-mail.Só para me identificar, sou amiga de Miguel Abreu e mãe de Paloma Campos.

  9. Patricia Caracci de Souza  on August 31st, 2009

    Amigo Joao,

    Com o meu conhecimento limitado de computadores, a minha pergunta possa ser muito ridicula, por isso peço desculpas em avanço! Algumas semanas atras fiz um comentario sobre a homenagen ao trabalho de Euclides de Cunha que aconteceu em Canudos. Agora toda vez que vou ler comentarios sobre otros artigos meu nome e E-mail sao preenchidos automaticamente bajo “Comente esta materia”. Minha pergunta e: Eu sou a unica pessoa que ve esta informaçao por que fiz o login e esta la para minha conveniencia pessoal ou esta todo mundo que acessa a FACE vendo minha informaçao tambem? Se for o primero caso, desculpe a burrice desta velha nascida antes da edade de computadoras! Mando lembranças a Sonia, Ismael, e toda sua familia.

  10. Magna Souza De Carvalho  on September 18th, 2009

    Realmente o juiz tomou a devida decisão é boa toda!

  11. Jorge Luis  on September 21st, 2009

    Péssima Situação das Estradas na Bahia.
    A via que liga Cícero Dantas a Paripiranga é usada para o acesso dos moradores do distrito à sede do município que percorrem 66 km até chegar ao destino em estrada que em péssimas condições de trafego como mostra foto.
    Tendo essa rodovia uma fonte de fácil ação dos bandidos. Esta mesma estrada serve para transportar pacientes das cidades de Cícero Dantas, Antas, Novo Triunfo, Fátima, Heliopolis, Paripiranga, todas essas cidades nas quais demandam uma grande quantidade de pacientes para a Capital Sergipana para ser mais preciso para o Hospital João Alves.
    No semestre passado, um dos caminhões que transportam cerveja de Aracajú - SE/Ribeira do Pombal - BA, foi tombado na mesma rodovia, chegando a óbito o motorista. Tendo ainda no semestre passado vários acidentes dentre eles um óbito com uma estudante do curso de Direito da instituição de Ensino Superior, que fica as margens da BA. Isso sem levar em consideração uma quantidade absurda de cruzes, estas que simbolizam acidentes, todas com vitimas fatais.
    Sem manutenção – O asfaltamento da BA-220, que liga Cícero Dantas a Paripiranga, depende da publicação de edital para licitação da obra. O trecho da BR 220 que já foi totalmente esquecido pelos governantes da região, isso sem levar em consideração que o Presidente da Assembléia do Estado é de uma cidade onde também um pequeno trecho que liga o Povoado de Duas Serras a Cidade de Antas, está totalmente dilacerada sem condições alguma de transitar veículos exceto trator por que a situação está lastimável.
    Na base do atual governo Wagner, temos como uma das lideres do governo a Deputada Estadual, Fátima Nunes, que em uma entrevista na emissora de rádio da cidade de Cícero Dantas no semestre passado garantiu para uma equipe de manifestantes, alunos que reivindicavam melhorias na estrada, que até o final do semestre 2009.1 estaria sendo recuperada e até agora nada, estamos todos a ver navios navegando em um deserto. ESTAMOS NOS ORGANIZANDO PARA UMA OUTRA PARALIZAÇÃO ESTA AGORA DE 12 HORAS DE DURAÇÃO.
    E em uma outra oportunidade na emissora Rádio Regional também na cidade de Cícero Dantas, a mesma deputada Fátima Nunes, veio tentar explicar para os munícipes da região que a não recuperação da BA foi pelo fato de que o ex-Secretário deixou de priorizar esta estrada, e mais uma vez garantiu para os moradores desta região que até o final deste mês de Setembro de 2009.2, o governo do estado estaria recuperando os trechos onde estão com maior problema. VEJAM AS FOTOS ACIMA DA BA-220.
    MAIS UMA VEZ ATÉ AGORA NADA E O FINAL DO MÊS ESTÁ CHEGANDO VAI SER MAIS UMA PROMESSA COMO A OUTRA? Estamos esperando. Ou será que todos os votos que o Governador e os Deputados obtiveram nesta região não sibgnificam nada para eles? As próximas eleições estão chegando. Com que cara vão pedir mais uma vês nossa confiança!!! Imaginem só quantas milhares de votos esta região tem para eles, ou eles não estão se importando por estes votos?
    Por - Jorge Luis Andrade dos Santos
    http://www.blogdojorge.tk
    Cícero Dantas – BA.

  12. José de Jesus  on October 15th, 2009

    Caro Ismael Abreu

    Gostaria que a reportagem desse site fizesse uma matéria e denunciasse a irresponsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e a empresa Celta que administram Transporte escolar de Euclides da Cunha e estão deixando diversos ônibus escolares serem conduzidos por “motoristas” sem habilitação, inclusive há casos em que até menores de idade dirigem ônibus escolares. Todas as pessoas de algum conhecimento sabe que para se conduzir ônibus escolar o Motorista deve ser maior de 21 anos e habilitado na categoria D!
    porque que em Euclides da Cunha tem que ser diferente?
    Tá na hora de alguém tomar alguma providência para impedir essa prática, afinal são dezenas de vidas nas mãos de uma pessoa qua não tem o devido conhecimento para conduzi-las. é isso que acontece com um “motorista” sem habilitação e enquanto isso temos motoristas capacitados e habilitados desempregados ou trabalhando fora. Porque isso?

    com a palavra a Celta e a Secretaria Municipal de educação.

  13. bell  on January 15th, 2010

    Caros amigos da FACE, gostaria que vc fizessem uma reportagem sobre o concurso realizado em Euclides da cunha em 2006, como anda, em que pé esta, pois as pessoas que passaram dentro das vagas oferecidas ficam ha ver navios,dê uma forcinha a estas pessoas, para que o poder publico municipal não engulam os seus direitos.

  14. roberto gama  on January 21st, 2010

    gostaria de ver as fhotos dos povoados eu por exemplo sou de masacara um grande abrço

  15. José Coelho  on February 7th, 2010

    Gostaria que fosse publicado esta pequeno recado meu.
    Visitando a cidade de Euclides da Cunha, ontem dia 06/02/2010, por volta das 13:00hs estava encerrando as comemorações do PT na Camera Municipal de Euclides da Cunha, quando estava lá presente o membro do PT RUI COSTA, secretario do Governo do Estado da Bahia e por incrivel que pareça, estava desfrutando das benesses do Governo do Estado da Bahia em sei deslocamento em carro oficial e com motorista. O PT que prega tanto a honestidade e um dos seus caciques aqui na Bahia, usufruindo do dinheiro do povo para comparecer as reuniões do PT. QUE VERGONHA RUI COSTA!!!!!!!!!!

  16. soledade costa  on June 13th, 2010

    CARO AMIGO ISMAEL ABREU:

    GOSTEI MUITO DA SUA OPINIÃO,SOBRE O DESVIO PELA SERRA DA SANTA CRUZ.AO INVÉS DE GASTAR 30 MILHÕES
    PODERIA SÓ GASTAR 5 MILHÕES,E O RESTANTE APLICAR EM OBRAS COMO EXEMPLO O CENTRO DE ABASTECIMENTO QUE FALTA TERMINAR, POR QUE O POVO NÃO AQUENTA FICAR NA LAMA.

  17. ADALGISA NADY ARAS DE MACEDO  on July 2nd, 2010

    Estou feliz em ver nossa historia preservada pela FACE, é a nossa contribuição para o mundo literario.
    Devemos lembrar de quem plantou as bases de nossa Historia.

  18. ADALGISA NADY ARAS DE MACEDO  on July 19th, 2010

    Opiniões e Sugestões de José Aras

    Algumas figuras de grande valor histórico e cultural que fizeram o engrandecimento de Cumbe, permanecem, até hoje, no anonimato, vítimas do esquecimento voluntário de políticos inescrupulosos, que procuram ocultá-los, deixando-se levar por bajulações de outros que nada fizeram em prol de sua terra, e que se imortalizam com seus nomes nas praças, ruas avenidas e prédios públicos de Euclides da Cunha.
    Queremos render uma justa homenagem aos nossos ancestrais, que nos legaram este torrão, batalhadores do progresso de nossa terra e que foram esquecidos pelos pósteros.
    Merecem ser lembrados alguns filhos, que embora em plagas distantes, apesar de não terem estudado, retornam com elevados ideais, alguns deles, colaborando com o crescimento da terra.
    Também, não podemos esquecer os novos habitantes da terra, aqueles que vindos de outros Estados, muito concorreram para o seu desenvolvimento, quer na lavoura, na indústria ou no comércio.
    A esses baluartes novos a terra lhes deve, realmente, o progresso acentuado e a estética de suas ruas.
    Euclides da Cunha já conta, hoje, com um número elevado de seus filhos que lograram cursos em Escolas Superiores, e que ocupam cargos de destaque nos diversos setores do Governo ou em Empresas Privadas.
    Ao lado de todos esses, merecem especial atenção, aqueles que muito trabalharam e que foram os verdadeiros iniciadores, batalhadores e continuadores de nossa terra.
    Foram eles o Capitão Higino dos Santos Lobo, Capitão Francisco da Silva Dantas, Padre Vicente Sabino, irmãos Coronéis Francisco e Joaquim de Carvalho Lima, Coronel José Esteves de Abreu, Coronel Arsênio Dias Guimarães, Coronel José Joaquim de Santana Lima (José Caldeirão), Coronel Potâmio Américo de Souza, Cônego José Antônio Moreira de Almeida, Coronel Joaquim Alves, Quintino Lopes de Castro, Coronel Luiz do Nascimento Lua, Ismael Augusto de Campos, Coronel Balthazar de Carvalho Lima, Luiz de Santana Lima, Joaquim de Santana Lima,Dr. Salviano Maia, Manuel Rufino Celestino, Manoel Ferreira de Carvalho, Professor Cândido Santiago, João Calêncio, Dr. Pedro Francisco de Souza Dias, Dr. Alexandrino Guimarães, etc.
    Os vivos não deverão aceitar o título (pois estão descumprindo a lei). Deverão aguardar sua hora. As sobras das ruas que se vão construindo, ficarão para aqueles que merecerem ser honrados com seus nomes. Aqueles que se apressam em ter seus nomes gravados nas ruas estando vivos, desconfiam que, quando morrerem, ou não têm méritos para tal, ou, se os têm não serão lembrados pelos mais jovens, por não terem lhes dado o bom exemplo de imortalizar nas placas os nomes dos seus antepassados- fundadores ou benfeitores.
    Aí vão as minhas sugestões para serem apreciadas:
    Praça Capitão José Higino dos Santos Lobo – ( Praça da Bandeira , é a Praça da Matriz). É justo, por dever, caber ao idealizador e fundador do po voado. Construiu as dez primeiras casas da Praça e foi grande figura de relevo na política e no desenvolvimento de Cumbe. Chefiou o Partido Liberal.
    Rua Major Antonino – Sucedeu ao Capitão Higino na liderança do Partido Liberal. Foi Intendente várias vezes. ( Vivia na sua fazenda Quilombo , depois passou a residir no Cumbe.
    Rua Coronel Potâmio Américo de Souza – Intendente, chefe político, de grande influência.. Nasceu no Caimbé.
    Rua Coronel Arsênio Dias Guimarães - Chefe político, Intendente., algumas vezes.Era filho do Caimbé.
    Rua Coronel José Esteves de Abreu - Benfeitor. Estimado pela pobreza.
    Rua Coronel Luiz Ferreira do Nascimento Lua – Foi Intendente. Benfeitor.
    Rua Cônego José Antônio Moreira de Almeida – Vigário por muitos anos. Benfeitor da pobreza, dando água ao povo às suas custas.
    -Rua Padre Vicente Sabino dos Santos – Primeiro Vigário do Cumbe . Grande benfeitor.
    Rua Quintino Lopes de Castro - Era de Carnaíba. Autoridade, sempre se destacou na política e no progresso da terra.
    Praça Capitão Francisco da Silva Dantas – Inte ndente. Chefe político de grande prestígio. Sua rua seria a praça Duque de Caxias, cujo nome deve ser substituído pelo seu. Ali, ele construiu o barracão da “feira” e uma grande Usina de Algodão (onde é o Acre). Grande benfeitor do município. O Duque de Caxias ficaria com o nome do Prédio escolar, que já existe.
    Rua Dr. Salviano Maia Bittencourt – Grande benfeitor de nossa terra. Desenhou as ruas. Comprou o tanque de João André, para a pobreza. Deve ter um nome de rua condigno.
    Rua Manoel Rufino Celestino – Arrecadou fundos para a construção da Casa de São Vicente, sendo seu grande benfeitor. Sua rua não deve ser esquecida.
    Rua Arquimedes de Carvalho Moura – Homenagear a juventude euclidense na pessoa desse jovem inteligente, quase um gênio, que faleceu jovem em acidente, sendo uma grande perda. Sua rua deverá ser lembrada.
    Rua Manoel Ferreira de Carvalho – grande incentivador do progresso da terra. Sua rua é imprescindível.
    Rua Professor Cândido Santiago – Professor dos mais letrados. Foi mestre de todos os cumbenses nascidos no final do século XIX e início do XX, cujas caligrafias são iguais ou parecidas com a sua.
    Rua João Calêncio – Famoso por sua coragem ao enfrentar o padre português Geraldo de Vasconcelos, que o perseguiu. Foi grande comerciante, lavrador e vencedor.
    Rua Professor Ismael Augusto de Campos – Grande incentivador da cultura da terra. Professor atuante. Era de Carnaíba.
    Ruas Coronéis Joaquim de Carvalho Lima, - Intendente; Francisco de Carvalho Lima; José Joaquim de Santana Lima; Balthazar de Carvalho Lima; Luiz de Santana Lima- todos influentes na política e na vida social , merecem ruas distintas para homenageá-los, em separado.
    Desses, não se lembraram os dirigentes da terra, de os imortalizarem sequer, dando-lhes seus nomes às praças e ruas da cidade,continuando esquecidos pelos gestores deste grande e próspero município.
    Devem ser eliminados alguns nomes de ruas existentes, outros trocados, tudo em perfeito equilíbrio.
    Agradecerei de todo meu coração, se forem ouvidas minhas sugestões pelos jovens mandatários de nossa terra. É nossa intenção apenas ser gratos aos nossos antepassados, aqueles que tudo de bom fizeram pelo nosso progresso e bem-estar.

    Euclides da Cunha, setembro de 1972.

  19. ADALGISA NADY ARAS DE MACEDO  on July 19th, 2010

    (Trecho extraído do livro “No Sertão do Conselheiro”, do escritor e historiador euclidense José Aras)
    Parte das terras onde estava localizada a Mata das Preguiças era de propriedade de Ana Luíza, Ana Félix, Maria Balbina, Josefina Maria e Ana Romana França, herdeiras de Manoel Correia da França, que em 1858 e consoante a Lei de Terras (no. 601, de 18 de setembro de 1850), promoveu o seu registro, como consta do livro respectivo 33 :
    “Digo eu Anna Maria do Espírito Santo, na qualidade de tutora, que minhas filhas menores Anna Luíza, Anna Félix, Maria Balbina, Josefina Maria e Anna Romana são possuidoras de uma parte de terras do lugar denominado Sítio do Cumbe, sita nesta freguesia de Monte Santo, cujas terras houveram por herança do finado seu pai Manoel Correia da França, e como pelo artigo noventa e quatro da lei do registro das terras possuídas somos obrigados fazer esta declaração em duplicata me conformando assim com a disposição do artigo noventa e três dos quais exemplares fica em meu poder e outro fica entregue ao respectivo pároco, e por não saber ler nem escrever, a meu rogo, assinou meu filho Emigdio José Correia da França. Monte Santo, 10 de fevereiro de 1858. A rogo de minha mãe Anna Maria do Espírito Santo, Emigdio Correia da França. “Era o que se continha nas ditas folhas do mencionado livro ao qual me reporto, donde bem e fielmente extraí a presente certidão, que, depois de conferida subscreverei para que produza os seus efeitos”.
    3Registrode Terras de Monte Santo, Ano de 1858, pg 06, fls. 45 e v.,n*. 198 Este livro se encontra no Arquivo Público da Bahia, de onde foi retirada a cópia do registro acima.
    Esta certidão comprova que na Mata das Preguiças existia o Sítio do Cumbe, com casas esparsas, pertencente às pessoas acima citadas, além dos possuidores de roças no local – Longuinho, Filhinho, Balthazar Lima e outros. Jamais existiu a Fazenda Cumbe do Major, que se tornou um mito. Naquela época, o Major Antonino residia com seu pai, o maroto Manoel Félix, na fazenda Quilombo, de sua propriedade. Após a construção da rua da Igreja, com as dez primeiras casas do Capitão Higino, foram sendo construídas as demais por Manoel Ferreira de Carvalho, Quintino Leão, Quintino Lopes de Castro, Major Antonino (onde foi por alguns anos o Correio de Iaiá), Padre Vicente Sabino, Balthazar Lima, cuja casa foi construída no local onde existia a Casa Paroquial, Arsênio Guimarães, etc.

  20. Marivaldo  on August 11th, 2010

    Gostaria que você comentassem matéria que aborda a doação de terreno para a construção do novo campus da UNEB em Euclides da Cunha. Obrigado.

    http://www.uneb.br/2010/08/10/governo-federal-doa-terreno-para-construcao-do-campus-de-euclides-da-cunha/

  21. Alan Macedo  on August 18th, 2010

    Ola! Primeiro gostaria de dizer que sou um leitor assiduo da FACE.
    Gostaria de saber se voces poderiam publicar um texto que escrevi sobre a Arara-azul-de-Lear, soh para esclarecer a populacao sobre os projetos de conservacao que sao feitos ha mais de dez anos.
    Li a materia que saiu no A tarde e ouvi os comentarios de Wilson Vitor em seu programa.
    Enfim, Agradeco pelo espaco!
    Um abraco!

    Alan

  22. geraldo  on August 21st, 2010

    Caro amigo João, eu sou o Geraldo do Aurino. Fico feliz pelo trabalho que está fazendo por nossa querida Euclides da Cunha. Estou com muita saudades de te e em breve nos veremos pois estou programando passar o natal aí. Moro atualmente em Ribeirão Preto\SP, mas no momento estou visitando meu irmão Jackson em Uruaçu\GO.
    Abraços.

  23. Junior  on August 21st, 2010

    http://www.sertaoacontece.com.br/euclidesdacunha/noticias/

    sábado, 21 de agosto de 2010
    O esporte como direito fundamental
    Por: Maria Karina e Jarbas Nogueira

    É tão difícil defender política de esporte quanto é fácil usar a fome para justificar a ausência de medidas concretas em outras áreas da Administração Pública. É impossível cobrar ações das autoridades para a prática regular de qualquer esporte, exatamente porque tudo que se fala neste país é sobre a falta de comida. Mas a população não quer só comida…

    Exemplos de desrespeito para com atletas acontecem cotidianamente, prova disso, é o que ocorreu na última quinta-feira, 19, no Ginásio de Esportes Aloísio Vieira, em Euclides da Cunha. Os atletas euclidenses praticantes do voleibol que costumeiramente treinam - leia-se toda quinta-feira das 20h30 às 22 horas - repudiaram a atitude desrespeitosa e arbitrária tomada pelo Diretor de Esporte e Cultura, Ronaldo Campos; que sem nenhum tipo de aviso ou comunicado cancelou o horário de uma hora e meia nos dias de quinta-feira, por conta do campeonato de futsal.

    Pensemos: Como o Ginásio é de Esportes se as demais modalidades são constantemente preteridas? Não será este um ginásio tão somente de Futsal? Ora, não é porque acontecerá um campeonato de futsal que as outras modalidades precisam ser extintas, porque é isso que estão pretendendo fazer. Quando é que poderemos ter um campeonato de voleibol, de basquete ou handebol em Euclides da Cunha, se nem se quer é possível ter um horário pra treinar? O que se almeja não é favor. É um direito e que precisa valer. Se há praticantes de qualquer que seja a modalidade eles precisam ser respeitados e devem gozar do mesmo direito que os demais.

    Infelizmente as iniciativas deveriam partir espontaneamente das autoridades municipais. Como não têm ocorrido, leis federais ou estaduais deveriam ser criadas para obrigar, por exemplo, a realização de pelo menos um torneio esportivo anual em cada escola, sem exceção, e eventos em período de quatro em quatro anos, no mínimo, com dez modalidades de esporte.

    Sem nenhuma má-fé, falta mesmo é um despertar, uma conscientização maior dos prefeitos e dos dirigentes de esporte sobre a necessidade de se investir no esporte de forma compromissada, improvisada e simples para o bem comum, mas também como política de esporte direcionada à formação de atletas para competições municipais, intermunicipais, estaduais, nacionais e internacionais.

    Por este raciocínio, compreende-se que, “sendo o esporte um vetor significativo na prevenção de doenças e na manutenção da saúde; sendo a saúde uma condição essencial para se viver bem e com dignidade; e, sendo o Direito à Vida um direito fundamental, logo, o direito à prática esportiva passa a ser, portanto, um direito fundamental”.

    Neste sentido, o Município, por este prisma, não pode apenas vislumbrar o esporte como um simples instrumento programático, mas, obrigatoriamente, tem o dever de fomentar o desporto. Ou seja, por esta tese, sendo aceito que o direito à prática esportiva se trata, realmente, de um direito fundamental, o município deve, ou melhor, tem por obrigação implementá-la, estimulá-la e mantê-la constantemente em “atividade” e em evidência, justamente com vistas à promoção da saúde, o que acarretaria, por conseguinte, uma inquestionável melhoria nas condições de vida de todos os que vivem neste município.

    Como consequência desta política - e deste dever - de incentivo à prática esportiva, não apenas as nuanças e os interesses individuais físicos, emocionais, afetivos, sem exclusão de outros, serão realçados e terão significado especial para cada um, como, também, indubitavelmente, os aspectos familiares, sociais, educacionais, culturais e até mesmo econômicos terão grande relevância e serão sobremaneira importantes para uma “vida” melhor de todos os euclidenses.

  24. betto barbosa  on August 22nd, 2010

    gostaria de saber do amigo wilson victor porque na epóca que ele foi vereador não fez o papel fiscalizador de vereador com relação aos desmandos da prefeita rosangela.Ser oposição é bom criticar é fácil dar solução que é dificil. Caro Wilson Victor, uma coisa é certa entre o falar e o fazer um oceano passa no meio

  25. Movimento Nacional Pela Valorização do Voto-MONAV  on September 4th, 2010

    MOVIMENTO NACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DO VOTO – MONAV
    Na luta contra a fraude e a corrupção eleitoral

    Eleitor consciente, ajude a combater a corrupção eleitoral!

    VOTE BEM - OS DEZ NÃOS

    1º - Não deixe de votar, valorize o seu voto

    2º - Não vote contrariando a sua opinião, o seu voto é secreto

    3º - Não vote para contentar parentes ou amigos, escolha o melhor candidato

    4º - Não venda o seu voto, garanta a sua liberdade de escolha

    5º - Não troque o seu voto por favores, o seu voto é livre e soberano

    6º - Não vote sem conhecer a capacidade e o programa do candidato

    7º - Não vote sem conhecer a competência e o passado do candidato

    8º - Não vote sem conhecer o caráter do candidato, o seu voto merece respeito

    9º - Não deixe nenhuma pesquisa mudar o seu voto, use de sua firmeza

    10º - Não vote em candidato com Ficha Suja, deve ser Ficha Limpa

    ESCOLHA BEM NA HORA DE VOTAR

    Site: http://www.monav.com.br
    ELEIÇÃO

    Email: contato@monav.com.br

  26. DHON ERICK - PRESIDENTE DA LEFS  on October 24th, 2010

    RESULTADOS DO CAMPEONATO EUCLIDENSE DE FUTSAL - “SEMIFINAL”:

    2ª DIVISÃO: PAU MIUDO 6 X 5 CUMBENSE (PAU MIUDO CLASSIFICADO PARA A FINAL)
    1ª DIVISÃO: AMÉRICA 6 X 3 FAVELA (AMÉRICA CLASSIFICADO PARA A FINAL)

    * SEGUNDO JOGO DA SEMIFINAL - SÁBADO A PARTIR DAS 7H DA NOITE:

    2ª DIVISÃO: BARCELONA X ASTRO
    1ª DIVISÃO: SOCIEDADE EUCLIDENSE X SERTANUM

    REALIZAÇÃO DA LEFS - LIGA EUCLIDENSE DE FUTSAL
    APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL

  27. Bruno Maceté  on November 12th, 2010

    Olá galera da FACE, muito o trabalho de vcs.
    nasci em Euclides no entanto morei a minha infançia em Maceté/Quijingue. hoje estou em Salvador.
    desenvolvo trabalhos ligados a questão social da região, principalmente em Maceté… muito bom o trabalho de vcs..assim como os meus trabalhos que venho desenpenhando.. seii como deve ser dificil, fazer isso que vcs fazem.. os recursos para realização então nem se fala..

    abraço a todos..

    http://www.blogmacete.blogspot.com

  28. Cyliro Antonio  on January 2nd, 2011

    Gostaria que postassem uma materia sobre o corredor Renilson Vitorino, pela excelente prova da Corrida Internancional de São Silveste, onde chegou na 49º posição dentes os 14.725 inscritos, certamente é um grande feito e orgulhos para todos Euclidenses.
    E assim como Silvano Dantas. Quero deixo minhas felicitações e dizer que continuarei na torcida.
    Ararços.

  29. Maria  on January 24th, 2011

    olá a respeito do concurso de agente de combate a endemias realizado em 2010.Estamos indignados com o municipio,uma falta de respeito com os aprovados,renovaram o contrato,como pode se tem concursados esperando treinamento , nem para o treinamento fomos convocados.Para que abrem vagas?Para que fazem concurso?só pra deixarmos na espectativa…uma falta de respeito,somos pais e mães de familia que precisamos de emprego.PRECISAMOS DE UMA POSIÇÃO!

  30. Fernando Gois  on January 28th, 2011

    COMISSÃO PRO FUNDAÇÃO DOS SINDICATOS DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DE EUCLIDES DA CUNHA E REGIÃO, ESTADO DA BAHIA.
    EDITAL DE FUNDAÇÃO DE SINDICATO.

    Pelo presente edital a comissão Pró-Fundação do Sindicato dos empregados no comércio de Euclides da Cunha e região, Estado da Bahia, convoca todos os empregados do comércio atacadista e varejista que trabalham na base territorial dos municípios de Euclides da Cunha, Monte Santo, Tucano, Quinjingue, cansanção, Uauá e Canudos, para a Assembléia Geral, deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: a) Fundação do Sindicato; b) denominação, categoria representada base territorial; c) discussão e aprovação do Estatuto Social; d) Eleição e Posse da Diretoria e do Conselho Fiscal; e) Autorização para filiação à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), A Assembléia acontece dia 04 de Fevereiro de 2011, ás 18:30 h, em primeira convocação com metade mais um dos membros da categoria desses municípios, e às 19:30h, em segunda convocação, com qualquer número de presentes, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, na Rua Dom Jackson, Nº 671, Centro, Euclides da Cunha, Bahia.
    Poderão votar na Assembléia todos os membros da categoria profissional que apresentarem, no ato da assinatura da lista de presença, a comprovação da qualidade de empregado dos estabelecimentos retro mencionados. Euclides da Cunha, Bahia, 24 de janeiro de 2011.

    Marcos Vinicius de Jesus Rodrigues
    Presidente da Comissão Pró-Fundação

  31. Almirinho do pt de Quijingue  on March 28th, 2011

    Adorei o blog!
    Sou filho de Euclide da cunha mas tenho carreira politica em Quijingue.Gostaria de receber noticias de Euclide no meu email se possivel.Obrigado

    Tenho um blog http://www.almirinho.blogspot.com da uma olhadinha lá depois.

  32. Tataane  on April 27th, 2011

    gostaria que a FACE publicasse a seguinte matéria:http://www.aduneb.com.br/noticias.php?news_not_pk=1601, a respeito do descaso do governo Wagner com as universidades publicas.

  33. José Cícero Soares Bezerra  on May 17th, 2011

    Sr. editor fiquei indiguinado quando da minha estádia na minha cidade Euclides da Cunha, quando presenciei o presidente da câmara utilizando o veículo da mesma em pleno feriado nacional(Semana Santa), passeando com o véiculo com o combustível público,vale salientar que o mesmo estava no sábado no centro de abastecimento certamente fazendo a feira no mesmo veículo,solicito que a FACE dê sua contribuição devulgando tal fato, para moralizar nossa administração pública.Obrigado

  34. joselma paiva  on June 10th, 2011

    Oi, bom dia!!

    Queria receber notícias por e-mail. Como faço?

  35. Sebastião dos Santos Cerqueira  on July 9th, 2011

    A FACE está de parabéns.

    Temos de acreditar de que, com fé, conseguiremos tudo que DEUS nos disponibilizou, mas, precisamos ir a luta, buscar, trabalhando mais e melhor, e fazermos por merecer.

    Vamos fazer uma revolução de idéias, idealistas sim, más, não utópicas, com projetos possíveis de praticá-los, mirando nos objetivos desejados, mesmo que precisamos desviar de obstáculos para continuarmos no rumo certo.

    Recomendo consultar no GOOGLE em nome de Sebastião dos Santos Cerqueira, que encontrará em notícias projetos que bem administrados ajudará a resolver os problemas sociais.

  36. Regys ADAB  on February 3rd, 2012

    Predio EBDA abandonado no centro de Euclides da Cunha.
    Gostaria de ver uma matéria relacionada, pois os órgãos do Estado funcionam em imoveis residenciais alugados, inadequados ao atendimento ao público.

  37. Colaborador do Sertão  on April 4th, 2012

    Carta de repúdio:

    Caros Amigos,

    Estou indignado com o ocorrido na prefeitura municipal nesta quarta-feira. Desde que conheço a prefeitura municipal os trabalhos administrativos se encerram na quarta-feira ao meio dia, não é que a prefeita que gosta de gente e que pleiteia a reeleição determinou, pela primeira vez na história deste Município que se trabalhe na quinta-feira Santa! Ainda mandou seu mensageiro, Secretário de Administração, de sala em sala com ameaças do tipo “ai de quem não vier”. Quero lembrar que este recesso é para que as pessoas possam estar mais próximas de seus entes queridos, tanto aquelas que por aqui moram quanto aquelas oriundas de outros Municípios.
    Pois é Wilson, o Município está mudando… Mudando no visual mais não no Social, não na Saúde, não na Educação, não no Lazer e não no Saneamento Básico. Onde está a oportunidade para as crianças numa educação eficiente, no lazer, na saúde? O saneamento básico este abaixo do esperado para um Município deste porte, ainda vemos esgotos a céu aberto, ainda vemos uma estação de tratamento de esgoto que mais parece um depósito de bactérias, poluindo o solo e possivelmente o subsolo. Por que não olham para isso? Estão esperando um surto de doenças ou o desenvolvimento de super-bactérias? É bom saber que os esgotos provenientes dos hospitais do Município também são lançados naquela estação formando um caldo bacteriológico em ponto de ebulição. Pois é, nossas crianças estão crescendo neste ambiente contaminado, correndo riscos expostas aos bares, pois não temos opção digna de lazer. Sem falar na saúde que pede socorro, rezamos todos os dias para não precisarmos nos dirigir ao hospital.
    Caros Euclidenses, funcionários públicos ou não, as eleições estão chegando, analisem com muito critério o seu voto para que o Município não continue crescendo apenas no visual, e possamos oferecer um futuro mais próspero aos nossos Filhos e um futuro mais digno aos nossos Idosos.

    Colaborador do Sertão

  38. Antonio matias de almeida  on May 24th, 2012

    Caro amigo Ismael, sou um sério admirador de de seu site e, venho observando a seriedade de suas noticia. Parabens.

  39. Júlio César Ferreira dos Passos  on May 29th, 2012

    gostaria de informação a respeito da fazenda serra de mãe inácia neste município, pois meu era residente no ano de 1958. Assim que possível por favor me de informações sobre esta localidade.

  40. Antonio matias de almeida  on May 31st, 2012

    sOU UM OBSERVADOR CONSTANTE DO NOSSO SITE, POR TER SEMPRE CONSISTÊNCIA EM SUA NOTICIAS, LOGO QUE VOU AO COMPUTADOR INSISTO EM OBSERVAR O FACE EUCLIDES. pARABENS.

  41. Antonio matias de almeida  on May 31st, 2012

    A prefeita desta linda e maravilhosa cidade vem disprezando a nossa educação, pois não é que fechou os prédios escolares de Barreiro,Formiga e ainda desativou o prédio José Matias de Almeida, no povoado de Lagoa da Vaca, segundo informações ´r porque não gosta do filho do cidadão que leva o nome do prédio

  42. Antonio matias de almeida  on May 31st, 2012

    Os ônibus que fazem o transporte escolar de euclides da cunha são uma vergonha, motoristas dirigindo trajados de bermudas e camisetas, calçados de alpercatas japonesas, alguns sem a devida habilitação e ainda por cima veículos com mais de 25 anos trafegando o que é proibido, as autoridades deverãp tomar as devidas providencias, isto não pode acontecer numa cidade como a nossa, já que a prefeita gosta de tudo certo, entre aspas.

  43. antonio matias de almeida  on June 7th, 2012

    face, parabens João

  44. antonio matias de almeida  on June 7th, 2012

    A face com muita competencia, vem divulgando algumas noticias de importancia para nosso povo, inclusive a lista dos honestos pendurados no trimunal de contas do Estado. Parabens.

  45. antonio matias de almeida  on June 16th, 2012

    Encontrei esta semana o amigo João de minha amiga e saudosa Tidinha, no banco bradesco, onde comentamos a respeito de seu site a importancia dele no seio euclidense, me fez lembrar ás vezes que encontrava o seu pai Glicério, em salvador mais precisamente na famosa farmácia chile, a tardezinha. Que bom.

  46. Cilyro Antonio  on July 13th, 2012

    Gostaria que o site postasse os numeros dos repasses e despesas da nossa cidade obtidos do http://www.stn.fazenda.gov.br/estados_municipios/sistn.asp. abçs

  47. Antonio matias de almeida  on July 13th, 2012

    O Deputado Vando, que não sabemos a que veio, em vez de vir prestigiar a Candidatura de Luciano Pinheiro, que na eleição de Deputado lhe dera votos suficiente para se eleger veio apoiar a candidatura derrotada da Prefeita, como sabemos os euclidenses ja disseram que não gostam de reeleição, vamos dar oportunidade a quem ainda não foi. No próximo pleito vamos dar o troco ao deputado falso. É a vontade do povo Montesantense.

  48. Antonio Matias de Almeida  on July 21st, 2012

    Meu amigo João
    Gostaria que vc.colocasse em seu site uma informação de que como autoridade na cidade de Queimadas, Ba,trabalhando na área da Segurança Pública e, segundo áquela comunidade prestei um relevante serviço, por conta disso a câmara de vereadores me concedeu o título de cidadão Queimadense, o que muito me honrou, Obrigado.

  49. Antonio matias de almeida  on August 15th, 2012

    Amigo João
    Quanto ao exigido por vc.o documento que gerou o título de cidadão de Queimadas, só posso fornecer quando eu for receber o documento, o que deverá ocorrer depois das eleições, é o que posso afirmar. Muito obrigado pela atenção que me dispensou.
    Um abs. Antonio Matias.

  50. Antonio Matias de Almeida  on August 16th, 2012

    Amigo João.
    Esta administração festeja tanto as obras faraonicas, deixando para traz a saúde, a educação, o emprego da população, vejamos os indices do ideb e demais orgãos, como realmente se encontra administração atual de nossa cidade.
    Que vergonha para o nosso povo.


Comente esta matéria