Câmara outorga título de cidadã euclidense à Drª. Maria de Fátima

Por: Jarbas Nogueira e Maria Karina (Diretora de Comunicação da FACE)

A Câmara Municipal de Euclides da Cunha homenageou a médica pediatra Maria de Fátima Bezerra de Oliveira com a outorga do título de Cidadã euclidense, por 20 anos de serviços prestados à comunidade. A homenagem ocorreu no dia 28 de março, no plenário da Câmara, com a presença de cerca de cem pessoas. Autora do projeto que concedeu o título, a presidente da Câmara Romilda Costa (DEM) destacou que a vida profissional de Maria de Fátima é sinônimo de credibilidade e ética.

Natural de esperança (PB), ela vive em Euclides da Cunha desde 1989 e é definida por seus amigos como uma “paraibana de coração euclidense”. As honrarias a serem conferidas à homenageada foram motivadas depois de observadas as atividades de suma importância para a Saúde do Município como Médica Pediatra. Logo no início de seu trabalho no município foi aprovada em Concurso Público no Hospital Municipal Antonio Carlos Magalhães onde já trabalhava desde 1989, como prestadora de serviço, permanecendo como Coordenadora de Serviço de Pediatria.

Foi Diretora Clínica do Hospital Antonio Carlos Magalhães no período de janeiro de 1997 a junho de 1998 e exerce atividades profissionais no Hospital Municipal Antonio Carlos Magalhães e no Hospital e Maternidade Ângela Costa, neste município. Teve participação nos seguintes cursos: Curso de Reumatologia na Universidade Federal da Bahia.

Cursos de Gestão de Alto Risco e Contracepção, Curso de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca, 1º Curso de Atualização em Gastroenterologia, Teórico-prático, com demonstrações cirúrgicas em Feira de Santana, Curso de Nutrição e Alimento Materno, Curso de Pneumonia, Curso de Reciclagem e Preparatório para título de especialista em pediatria e participação na operação Pro XXV promovida pela Fundação Projeto Rondon e participação da Operação Nacional Pro XXVI promovida pela Fundação Rondon.

Entre o público presente estavam os vereadores Alírio Pereira (PRB), Claudio Lima (PCdoB), Julles Breno (DEM), Josefa Bastos (PTB), José Milton de Abreu (PMDB), Luciano Pinheiro (PMDB) e Diassis Melo (PMDB).

Também participaram da solenidade familiares e representantes da área de saúde municipal, como o médico Dr. Humberto Freire (aplaudido de pé na sua chegada ao recinto), a secretária de Saúde Luciana França D´Lima, a diretora da Maternidade Ângela Costa Karla Queiroz e a enfermeira Ângela Costa. Autoridades também compareceram ao evento, tais como: o deputado Estadual José Nunes Soares e o ex-prefeito Atayde José da Silva.

A médica Maria de Fátima Bezerra Barbosa logo na sua fala inicial afirmou que graças a este gesto sente-se em casa. “Saúdo a todos os componentes da mesa e agradeço a Deus por está aqui, pois as palavras são poucas para expressar tamanha honraria. Essa é a maior homenagem que o município pode oferecer a uma pessoa. Por isso, agradeço a Presidente e a todos os vereadores que aprovaram por unanimidade o projeto que me outorga como cidadã euclidense. Vejo em Euclides da Cunha um grande município e um lugar de terra forte. Dedico esse prêmio a minha família, minhas filhas, meus pais (in memória) e em especial ao meu alicerce e a pessoa que está sempre do meu lado: meu marido Adalto Nunes”, disse emocionada.

DEPOIMENTOS:
Luciano Pinheiro: “É com muita honra que essa casa aprovou essa outorga. Eu votei e votaria 10 mil vezes para que esse prêmio de outorga fosse aprovado”.

Dr. Humberto Freire: “Quem vos fala é outro paraibano que também já foi presenteado há 50 anos atrás com esta outorga. Eu não estou arrependido de ter largado minha terra pra vim pra cá trabalhar e começar do zero. Quero que Deus me ajude para que eu possa ajudar a administração atual na saúde da cidade. Quero parabenizar à Drª. Fátima, pois eu vim com todo sacrifício para se chegar aqui, porque desejava participar deste momento. Eu só tenho que agradecer ao povo euclidense. Eu sou euclidense, mas fantasiado de paraibano”.

Atayde José da Silva: Saúdo Dr. Humberto Freire que sempre foi o professor dos médicos de Euclides da Cunha. Eu hoje tenho uma felicidade dupla em estar aqui participando desta homenagem, homenagem esta pela indicação da vereadora Romilda pelo título, e por estar aqui os dois que já foram diretores do Hospital Municipal ACM em minha época: Dr. Humberto e Drª. Fátima. O povo de Euclides fica feliz por ter essa mais nova cidadã e por ela já ter prestado tanto serviço ao povo de Euclides da Cunha.

Cláudio Lima: “Drª. Fátima foi atraída para cá para trazer esperança para a nossa população. Pois nós profissionais de saúde abdicamos de nossas vidas em prol da população. Parabéns! Muito obrigada por todo o tempo de dedicação”.

Diassis Melo: “Esta casa não poderia deixar de prestar esta homenagem a uma pessoa que se dedicou ao povo de Euclides da Cunha e aos seus visitantes”.

Jules Breno: “Muito nos honra conceder este título de cidadã a uma pessoa tão competente. Essa homenagem são os frutos que a senhora (Maria de Fátima) plantou ao longo destes anos”.

Josefa Bastos: “Não poderia deixar de prestar minha homenagem a Drª Fátima. Pois também não sou euclidense, mas recebi no dia 5 de outubro o título de cidadã euclidense através do voto do povo. Parabéns pelo trabalho relevante que presta a esta terra”.

José Milton: “Para falar do trabalho de Fátima eu teria que ficar aqui muito tempo, por tanto tempo de serviço e dedicação já prestado. Esses dois sertanejos (Dr. Humberto e Drª. Fátima) têm valentia, sagacidade e fortaleza e guerrearam salvando vidas. Sentimos-nos muito honrados por aprovar o projeto 9/2009”.

Alírio Pereira: “Parabenizo a Drª. Fátima por esse título merecido, pois dedicou sua vida profissional a esta terra. Continue dando essa contribuição a nós euclidenses, pois você é muito querida, principalmente na área médica”.

Sr. Ari da Vila Canaã: “Nos anos 90 entrei com meu filho na Maternidade quase morto e a sua pessoa e a de Dr. Humberto salvaram a vida dele, e ele está vivo até hoje (mostrando o filho). Trouxe também a minha neta (sentada na platéia) que graças a sua sabedoria pôde descobrir um problema grave e estar se tratando. Meu muito obrigado”.

Karla Queiroz: “São 5 anos que trabalho aqui e já sou testemunha da sua dedicação na área de saúde. Eu gosto de dizer que minha mãe é minha estrala maior, mas hoje você é a minha estrela maior”.
Marcelo Farias (Professor e vice-diretor do E.O.B.): “Hoje quero dar meu testemunho emocionado, pois há seis anos cheguei à Clínica com uma crise grave, e depois de inúmeros diagnósticos errados, Drª. Fátima diagnosticou a enfermidade e pude fazer um tratamento de uma doença que nem supunha ter. Portanto, quero deixar registrado que a partir daquele momento a Senhora inaugurou uma nova etapa em minha vida. Essa noite é paraibana!”

José Nunes Soares: “É uma honra está aqui nesta noite homenageando esta pessoa que serve esta terra. A Paraíba tem contribuído enormemente para o desenvolvimento desta terra através desses dois médicos – Dr. Humberto e Dra. Fátima.

 

Comente esta matéria