Geddel é recebido em Canudos com faixas de “Governador” da Bahia

A ida do ministro Geddel Vieira Lima a Canudos, ontem, 10 de julho, para vistoriar obras da sua pasta, o Ministério da Integração Nacional, transformou-se em uma festa política. A recepção no campo de pouso local teve estouro de foguetes, faixas, gritos chamando-o “governador” e a presença de lideranças do seu partido, o PMDB, de seis municípios vizinhos – Jeremoabo, Macururé, Monte Santo, Euclides da Cunha, Uauá e Ribeira do Pombal – este último representado pelo prefeito, José Lourenço.

O presidente estadual do partido, Lúcio Vieira Lima, que já estava na região, também participou. Geddel iniciou a inspeção pela barragem de Cocorobó, que beneficia 12 mil pessoas e onde está sendo feita a reforma do sistema hidromecânico de controle de vazão e de estruturas complementares.

Em seguida, foi ao perímetro irrigado Vaza Barris, no qual o ministério recupera parte da infraestrutura de uso comum aos cerca de 5 mil colonos. O ministro também visitou áreas onde estão sendo construídos cisternas e sistemas simplificados de água para o abastecimento das populações rurais.

FILA DE CARROS

Todo o percurso foi acompanhado por centenas de pessoas, que formaram uma longa fila de carros pelas estradas de terra batida. “Aqui quem faz obra é o Ministério da Integração Nacional. Não tem nada do governo do estado”, comparou Jocimailton Ferreira, que já foi vereador de Canudos e aplaudiu quando os colonos do Vaza-Barris presenteou o ministro com uma cesta de produtos da região – bananas, licores e artesanatos.

“Ele é a grande esperança da região e da Bahia”, disse o vereador Beto do 150, batizado assim em homenagem ao número da vila do perímetro.
Mas, junto com os agradecimentos, Geddel Vieira Lima também ouviu reivindicações. As principais foram a ampliação e eletrificação do perímetro de Vaza-Barris e a mudança do sistema de irrigação – querem trocar o atual, feito por gravidade, pelo mais moderno, chamado microaspersão. A resposta do ministro foi rápida: “É possível fazer. Vou já na próxima semana ver no ministério como levantar os recursos para isso”, disse aos irrigantes.

Casa Nova e Pedrão

Neste sábado, 11 de julho, Geddel Vieira Lima participa da Festa do Interior, em Casa Nova, no Vale do São Francisco. E no domingo, participa das festividades de aniversário do município de Pedrão, a 142 quilômetros de Salvador.
Fonte: Bahia JÁ

 

Comente esta matéria