Hábitos saudáveis previnem doenças

Caminhar, andar de bicicleta, correr, nadar e dançar são algumas atividades que previnem doenças como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, osteoporose e até depressão.

E para comemorar o Dia Mundial da Saúde, a Secretaria estadual de Saúde (Sesab), em parceria com o shopping Paseo Itaigara e as universidades Unirb e Unime, promoveu ações para conscientizar os moradores de Salvador sobre a importância de hábitos saudáveis. Estandes foram instalados nos locais a fim de atender a população.

Quem visitou o shopping pode fazer teste de glicemia e aferição da pressão arterial, enquanto era orientado por enfermeiras da Sesab sobre a prevenção de doenças. Aprenderam também como evitar e reconhecer envenenamentos por produtos químicos usados para limpeza doméstica e por plantas tóxicas.

Conscientização – A produtora de moda Elissandra Pereira Menezes, 33 anos, ficou aliviada após fazer o exame de glicemia e descobrir que o nível de seu açúcar está normal. “Prevenir é a melhor forma de evitar diversas doenças. Anualmente, faço exames para não ser surpreendida e costumo me exercitar periodicamente. Acredito que me alimentando bem e seguindo orientação médica viverei muito melhor”, afirmou.

Nos shoppings Salvador (Paralela) e Center Lapa (Piedade) foram distribuídos materiais informativos sobre combate a dengue, prevenção de DSTs/Aids e importância da doação de órgãos. A parceria com a Unime e a Unirb levou para esses shoppings fonoaudiólogo, nutricionista e fisioterapeuta.

Comemoração lembra direitos

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fundamentado no direito do cidadão à saúde de qualidade. Todo ano, a população é alertada sobre os principais problemas de saúde pública e como se prevenir.

De acordo com a enfermeira Cristina Gomes, que participa da ação da Sesab, a prevenção tem como finalidade detectar doenças antes que elas se manifestem clinicamente, antes que apresentem sintomas. Ela explica que quanto mais precoce o diagnóstico maior a possibilidade de cura.

Fonte: DOE

 

Comente esta matéria