Promotor de Justiça recebe título de Cidadão Euclidense

Por: Maria Karina / Fotos: Jarbas Nogueira

Em evento promovido na noite de quinta-feira, 07, pela Câmara Municipal de Vereadores, realizou-se a sessão solene de outorga para entrega do Titulo de Cidadão Euclidense ao Promotor de Justiça, Dr. Antônio Luciano Silva Assis, honraria aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. O evento foi realizado no Plenário da Câmara Municipal.

Além de advogados, familiares, autoridades e a comunidade em geral, estiveram presentes o delegado de Polícia Barcos Aira, o promotor de Justiça Marcelo Cerqueira, o Tenente Coronel da Polícia Militar Célio Rodrigues de Almeida, o coordenador da 25ª Coorpin Antônio Fábio, o procurador do município Altamir Gomes, o vice-prefeito Joseval Damasceno, o ex-prefeito Atayde José da Silva, e nove dos dez vereadores (com exceção do vereador José Milton de Abreu).

A solenidade foi conduzida pela presidente da Câmara de Vereadores, Romilda Lisboa Costa, que na ocasião nomeou uma comissão para conduzir o homenageado à sessão e, logo em seguida, o autor do projeto de resolução, vereador Hilton de Abreu Celestino, falou dos relevantes serviços prestados na 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Euclides da Cunha pelo respectivo Promotor.

“No princípio foi muito dificultoso para lhe dar o título de cidadão euclidense, porque todos os vereadores queriam fazer esta indicação. Eu não me considero o autor, mas tive a sorte de me antecipar. No dia de realização desta sessão para dar este título, todos os vereadores falaram em reconhecimento ao que o senhor fez em Euclides da Cunha. Hoje, Euclides da Cunha se sente mais orgulhosa por mais um filho da terra”, destacou.

O Promotor de Justiça de Euclides da Cunha, Marcelo Cerqueira, disse que as suas palavras seriam breves, porque para falar de um amigo que o deixou recentemente era muito difícil. “Peguei-me em dois motivos quando recebi a notícia do título. A primeira é o reconhecimento da sociedade ao trabalho prestado em Euclides da Cunha, e a segunda vem de uma citação de Exupéry, quando diz em “O Pequeno Príncipe” que “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. E você foi cativado pelo povo de Euclides da Cunha. E por isso foi guindado com o título de cidadão euclidense, e por este motivo não poderá jamais fechar os olhos para esta terra, e sei que você dará conta de mais uma missão. Então, este seu companheiro lhe diz: vai, voa alto, que a vida lhe espera” .

Na sequência, a presidente Romilda Costa, se referindo ao homenageado disse: “Existem pessoas que fazem a diferença, pessoas que marcam a sua época, que se sobressaem na conduta, nas ações, na vida, na profissão, e aqui temos hoje esse exemplo na pessoa de Dr. Luciano, digno Promotor de Justiça, que por anos conduziu o Ministério Público de Euclides da Cunha, com firmeza, determinação e, sobretudo, com coragem e destemor. Por isso, o povo de Euclides da Cunha, aqui representado por nós vereadores, deixa em vossas mãos e no seu coração uma singela homenagem, concedendo-lhe este título, para que sempre lembre que é um conterrâneo e um irmão”, diz.

Lembrou ainda, que as merecidas honrarias foram motivadas depois de observadas as atividades de suma importância desenvolvidas por Dr. Luciano Assis para a Promotoria desta Comarca, no período de sete anos, período este que possibilitou 585 atendimentos nos diversos assuntos, entre eles: pedidos de providências na área criminal, guarda, tutela, adoção, alimentos, investigação de paternidade, interdição, alvará e registros públicos. Ao longo de sua carreira, realizou também 41 sessões do tribunal do júri, implementou em Euclides da Cunha o Programa Presente, garantindo o futuro através da Ficha do Aluno Infrequente (FICAI), mediante assinatura de termos de compromisso com a Secretaria de Educação e Conselho Tutelar ( implantado no dia 10/11/02).

Além disso, participou, no município, do processo eleitoral, na fiscalização dos pleitos de 2004 e 2008 (eleições para prefeito e vereador). Em parceria com abnegados voluntários, dentre estes o Cabo Edmilson, foi fundada dia 20/11/2003 a ACACEC (Associação da Criança e Adolescente da Comarca de Euclides da Cunha), entidade de caráter eminentemente assistencial e sem fins lucrativos. Houve também a participação no processo de cadastramento de alimentos para famílias carentes, combate à poluição sonora e a prostituição infanto-juvenil.

Ao usar da palavra Dr. Luciano, bastante emocionado, quebrou o protocolo e agradeceu à sua família (foto ao lado) que estava presente e agradeceu a oportunidade afirmando que estava realmente se sentido um filho amado da cidade. “Agradeço aos vereadores por terem encampado meu nome para receber esta honraria. Estou feliz por receber o título de cidadão euclidense, por isso as palavras não são suficientes para dizer da alegria que sinto”.

E continuou dizendo: “Não quero deixar Euclides da Cunha, cidade esta que vivi por sete anos, pois tudo aqui foi tão intenso, e foi muito além do meu trabalho como promotor. Por tudo isso, eu já me considerava cidadão euclidense, sou domiciliado aqui, voto aqui, e não deixarei de votar. Esse título me deixa mais ligado a este município. Não podia ser diferente, o povo euclidense me recebeu de braços abertos desde o dia em que cheguei. Vejo em Euclides da Cunha um lugar de potencial e que tem uma história na minha vida, porque foi aqui que passei a maior parte dos anos em uma comarca.

Como diz Sean Penn ‘A felicidade só é real quando compartilhada’ e quero compartilhá-la com meus amigos euclidenses. Estejam certos que continuarei pautando minha vida como sempre fiz. Finalizo com um poema de Fernando Pessoa, quando diz que ‘O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis’. Euclides da Cunha mora em meu coração”.
Fonte: Sertaoacontece.com.br

 

Comente esta matéria