Sertão Produtivo entrega mais 1,5 mil animais

Mais de 300 famílias de produtores de cinco municípios do semi-árido baiano serão contempladas com a distribuição de 1,5 mil animais, por meio do projeto Sertão Produtivo, da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). A entrega simbólica acontece na sexta-feira, durante a segunda edição da Seagri Itinerante, em Juazeiro, que contará com a presença do secretário da Agricultura, Roberto Muniz. A ação integra o programa Terra de Valor.

Serão contempladas com a entrega, nessa etapa, famílias dos municípios de Casa Nova, Sobradinho, Sento Sé, Uauá e Curaçá. Nessa última localidade, haverá também, por questão de logística, a distribuição dos animais.

Cada família selecionada vai receber cinco matrizes melhoradas de caprinos ou ovinos, e cada comunidade terá seis famílias beneficiadas, completando 30 fêmeas e um reprodutor.

O impacto do melhoramento genético do rebanho na região é garantido através da distribuição dos animais em regime de doação rotativa, quando as famílias beneficiadas nessa fase doarão a mesma quantidade de animais para uma segunda família, num prazo de 18 meses.

Liderança – A Bahia lidera o ranking nacional de caprinos, com um rebanho estimado em 4,5 milhões de cabeças, e está em segundo lugar na criação de ovinos, com 2,5 milhões.

Do rebanho estadual, 93% encontram-se localizados no semi-árido baiano, região caracterizada por irregularidades climáticas acentuadas, que ocasionam freqüente escassez de água e forragens para alimentação do rebanho.

Fonte: DOE

 

Comente esta matéria