Vereadores debatem ações do Poder Executivo Municipal

Por: Maria Karina e Jarbas Nogueira

A presidente da Câmara, Romilda Lisboa Costa, abriu a sessão desta segunda-feira, 06, na Câmara Municipal de Vereadores de Euclides da Cunha, solicitando que fossem lidas todas as matérias do expediente. Em seguida, os dez vereadores presentes discutiram as ações realizadas pelo Executivo Municipal. Dos dez, sete se inscreveram para fazer uso da tribuna.

O primeiro foi o vereador Cláudio Lima que explanou seus trabalhos realizados, como também citou algumas de suas indicações: “Pedi ao deputado Estadual Álvaro Gomes que indicasse para Euclides da Cunha uma delegacia especializada de atendimento à mulher, além de solicitar a ligação da água da EMBASA para as comunidades rurais de Vertente do Cupã, Lagoa do Cupã, Maria preta I e II. Eu como vereador da oposição deixo registrado também que aceito o atraso no envio dos Planos e Metas do Executivo, que já teria que ser enviado desde o dia 31 de março, em decorrência da viagem da prefeita, porém não posso deixar de dizer que o município está descumprindo a lei em não enviar para esta Casa os balancetes em tempo hábil” , afirma.

O vereador Luciano Pinheiro trata em seu pronunciamento da chegada de obras do Governo do Estado em Euclides da Cunha, como é o caso da água do povoado do Cru que passará a atender a sede do município. “A ampliação do abastecimento de água é uma ação do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), junto ao Governo do Estado, que está orçada em 5,4 milhões e atenderá cerca de 20 mil famílias. Além disso, quero solicitar ao líder da Prefeita informações sobre o transporte escolar, pois quero saber quando haverá a licitação para o transporte escolar” , diz.

O vereador Diassis de Melo contempla em sua fala a importância da ampliação do abastecimento da água e espera que o mesmo seja realizado com sucesso e o mais rápido possível. Em outro momento o vereador cobra ações do Executivo. “Quero dizer que a administração que pediu 100 dias já deveria estar fazendo um grande trabalho, principalmente nas estradas vicinais e também uma limpeza nas aguadas do nosso município. Quero completar dizendo que outra coisa importante é que se dividam as linhas de ônibus nas comunidades e não favoreça somente a um determinado proprietário” , expõe.

O vereador Julles Breno parabeniza o presidente da Liga Desportiva Euclidense pelo esforço em realizar o Campeonato Euclidense e pela entrega dos uniformes as equipes do futebol e futsal que aconteceu na última quarta-feira, 01, no Auditório do Educandário Oliveira Brito. Em seguida, diz que entrou com uma indicação na Casa para que o Estádio Municipal possua iluminação. “Entrei com a indicação para instalação dos refletores no Estádio Municipal. Refletores esses que já serviram de promessa para muitos políticos, inclusive para o Ministro Gedel Vieira Lima. Quero dizer para os meus companheiros esquecerem suas legendas, para que assim todos lutem juntos para que venha os refletores para o Estádio Municipal” .

O líder da Prefeita, vereador Hilton de Abreu (Durão), diz que não existe sintonia do Poder Executivo com o Legislativo. “Se eu me esbarrar com a Secretária de Saúde não saberei quem é” . Foi através dessa frase que o respectivo vereador afirmou que está há três meses sem conseguir falar com a Secretária de Saúde Municipal. “Falo da saúde por que tenho uma preocupação muito grande com a mesma. Quantas vezes já vimos aqui pessoas morrerem por falta de atendimento? Eu como líder não posso me omitir. Tenho que falar o que está certo e o que está errado na administração. Não custa nada a Secretaria passar para o líder as informações e as dificuldades que estão sendo encontradas. Faço parte do grupo, porém não sou obrigado a engolir tudo. Estou apoiando e continuarei apoiando o governo Fátima Nunes, agora não vou me omitir” , dispara o líder.

O último a usar a tribuna foi o vereador Ireno Barreto, já que o vereador José Milton de Abreu (Zé de Fulgêncio) se retirou da sessão, devido ao adiantado da hora. Ireno fez a defesa do Executivo afirmando, conforme leitura de ofício, que a prefeita Fátima Nunes já está articulando também o sistema de abastecimento de água em Euclides da Cunha. “Também preocupada com Euclides da Cunha, a nossa Prefeita já havia protocolado um ofício no dia 16 de março. Digo isso porque nosso objetivo aqui é ajudar o Poder Executivo. As máquinas da Prefeitura já estão em atividade nas principais vias de acesso. Acredito que a Prefeita manterá sua credibilidade e que o seu assessor 0800 não deixará a mesma cometer falhas. Eu convido a todos a me mostrar o que o Executivo fez de errado e que eu como vereador estive omisso”, finaliza.

A presidente da Câmara, Romilda Lisboa Costa, ratifica e encerra a sessão dizendo que esta é uma gestão plena, moderna e democrática. “Estamos fazendo uma gestão democrática e moderna, por isso os vereadores estão recebendo um notebook. Quero também ressaltar que toda a comunidade já pode acessar o site da Câmara através do www.camaraeuclidesdacunha.com.br”.

 

Comente esta matéria